quarta-feira, 8 de setembro de 2010

FAD 2010 - 2º dia

Sábado, dia 4 de setembro, fui novamente pra ver as performances e pude ver antes uma pequena parte da palestra que estava acontecendo no Multiespaço do Oi Futuro. O que me chamou muita atenção foi o questionamento que estava na palestra (que era mais ou menos isso): A arte digital no contexto das artes plásticas. Bom, dizendo bem grosseiramente, eu "peguei o bonde andando" mas já tinha pensando sobre isso. A arte digital é algo muito recente, acho que seria um ramo da arte contemporânea, porque ela tem um lado inovador, como na arte atualmente, mas também tem o lado tecnológico, que é diferente de tudo que havia antes, inclusive da concepção de arte. Mas, numa análise geral, eu acredito que, sim, todas essas artes estão interligadas, a questão é que cada uma tem um jeito diferente de se expressar, e talvez até maneiras de atingir diversos públicos (e é isso que é bacana na diversidade, que hoje encontramos até nas artes).

Performances:

Zilch – Zilch – São Paulo – Brasil


















Essa performance usou somente linhas e formas simples, que mudavam junto com os sons de músicas eletrônicas e o mais intrigante é que era difícil saber se era a música que acompanhava o video ou o contrário. Trabalha-se muito com a questão da espacialidade, no momento da performance parece que somos tranportados para outro lugar. Tem movimentos bem rápidos que ficam um pouco consativos depois de um tempo, mas não deixa de ser bem interessante.

Cotidiano - Grupo Mesa de Luz – Brasilia – Brasil
















Essa performance mostra cenas do dia-a-dia de uma pessoa desde a hora que ela acorda por meio de projeções e sons. Mas essa foi umas das melhores que eu vi, por vários motivos:
1.Todas as imagens e sons eram feitos na hora (não havia pré gravação mesmo).
2.É dinâmica, não é cansativa e ninguém fica tonto.
3.Tem humor!
4.As imagens e projeções são muito bem montadas.
5.Os sons são muito bem feitos e ritmados (inclusive usaram instrumentos).
6.Foi bem diferente das outras apresentações.


Agora só falta conferir o FAD WEBART na Quina Galeria (até 12 set) e o FAD VIDEO no Multiespaço do Oi Futuro (até 3 out)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário